rosa

rosa

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Hipertexto

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.



Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto. Acesso em 24de Junho de 2009.



O hipertexto é uma forma não linear de apresentar a informação textual, uma espécie de texto em paralelo, que se encontra dividido em unidades básicas, entre as quais se estabelecem elos conceptuais. Este tipo de texto electrónico, cuja existência física consiste num código digital armazenado no disco rígido do computador e na sua memória operativa, depende em exclusivo da ciência do leitor em manipular os elos conceptuais que se estabelecem entre as unidades de informação ou grupos de unidades que podem distribuir-se e circular por todo o mundo.


NELSON, Theodor H. ,Hipertexto. Disponível em: http://www2.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/H/hipertexto.htm. Acesso em 24 de Junho de 2009.




O hipertexto é um dos paradigmas básicos em que a teia mundial se baseia. Ele é uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos de texto se intercalam com referências a outras páginas. Clicando com o ``mouse'' numa referência destas a página corrente é substituída pela página referenciada. É muito fácil formar uma idéia grosseira do que é um hipertexto: basta pensar nas edições mais modernas da Enciclopédia Britânica que se constituem de uma mistura de informações com apontadores para outros trechos da própria enciclopédia.

A invenção do conceito costuma ser atribuída a Vannevar Bush que descreve o ``memex'' num artigo clássico, escrito em 1945, antes mesmo do aparecimento dos primeiros computadores [6]. A seguir Doug Engelbart fez, em 1968, uma demonstração histórica numa Conferência de Computação realizando o ``memex'' com a utilização de um ``mouse'' [18, 48]. O termo ``hipertexto'' foi lançado por Ted Nelson, nos anos 60 [36].



Disponível em: http://www.ime.usp.br/~is/abc/abc/node9.htm Acesso em: 24 de Junho de 2009.




Comentário


O hipertexto é uma forma não linear de apresentar conjuntos de informações cujo acesso se dá por meio de links. Esses links estão em destaques no corpo do texto principal, ícones, gráficos ou imagens e tem a função de interligar os diversos conjuntos de informações. Segundo Theodor H. Nelson, hipertextoé comparado a uma edição moderna da Enciclopédia Britânica que se constituem de uma mistura de informações com apontadores parao outros textos da própria enciclopédia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário